"A sua fruição do mundo nunca será plena enquanto você, todas as manhãs, não acordar no Céu; figure-se no palácio de seu Pai; e olhe para os céus, a terra e o ar como alegrias celestiais; apreciando tudo com uma estima reverente, como se estivesse entre os Anjos. A esposa de um monarca, no quarto do marido, não tem tantas causas de delícias quanto você.”
"Você nunca fruirá o mundo plenamente enquanto o próprio mar não fluir em suas veias, enquanto você não estiver vestido de céu e coroado de estrelas; e enquanto não perceber que é o único herdeiro do mundo inteiro e, mais do que isso, que há nele homens, cada um dos quais tão herdeiro único quanto
você. Enquanto não puder cantar, regozijar-se e deleitar-se em Deus, como os avaros se deleitam no ouro e os reis nos cetros, você nunca fruirá o mundo.”
você. Enquanto não puder cantar, regozijar-se e deleitar-se em Deus, como os avaros se deleitam no ouro e os reis nos cetros, você nunca fruirá o mundo.”
"Enquanto o seu espírito não encher o mundo inteiro, e as estrelas não forem suas jóias; enquanto você não estiver familiarizado com os caminhos de Deus em todas as épocas, como com o seu modo de andar e a sua mesa; enquanto não conhecer intimamente o nada umbroso do qual foi feito o mundo; enquanto não amar os homens a ponto de desejar-lhes a felicidade com uma sede igual ao zelo que tem pela sua; enquanto não se deleitar em Deus por ser bom para todos; você nunca fruirá o mundo.”
“Enquanto não o sentir mais do que sente a sua propriedade particular, e não estiver mais presente no hemisfério, considerando as glórias e belezas ali estantes, do que em sua própria casa; enquanto não se lembrar de quão tardiamente você foi feito, e de quão maravilhoso era ele quando nele entrou; e enquanto não se regozijar mais no palácio da sua glória do que se ele tivesse sido feito hoje de manhã.”
"Além disso, você nunca fruirá plenamente o mundo enquanto não tiver amado a beleza de fruí-lo, de tal modo que anseie e arda por persuadir os outros a fruí-lo. E enquanto não detestar tão perfeitamente a abominável corrupção dos homens que o desprezam, que prefira sofrer as chamas do inferno a ser
acintemente culpado do erro deles.”
acintemente culpado do erro deles.”
"O mundo é um, espelho de Beleza Infinita e, todavia, nenhum homem o vê. É um Templo de Majestade e, no entanto, nenhum homem lhe dá atenção. É uma região de Luz e Paz, se os homens não o perturbarem. É o Paraíso de Deus. É mais para o homem, depois que ele caiu, do que o era antes. É o lugar dos Anjos e a Porta do Céu. Quando despertou do seu sonho, disse Jacó: Deus está aqui e eu não o sabia. Como este sítio é espantoso! Não é outra coisa senão a Casa de Deus e a Porta do Céu."
Thomas Traherne

Nenhum comentário:
Postar um comentário